29 Abril a 1 Maio \ quinta-feira a sábado \ auditório e café-concerto

CICLO DANÇA, DANÇA!

A propósito do Dia Mundial da Dança (29 de Abril) achou-se por bem reunir num curtíssimo ciclo de programação várias vertentes da dança, celebrando essa Arte que corresponde também a um impulso vital.

29 e 30 Abril \ quinta e sexta-feira \ 21h30 \ café concerto
INSAHDOW [EXTENSÃO EM AVEIRO]
1º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias

InShadow – 1º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias é um festival dinâmico e envolvente, que destaca a importância da interdisciplinaridade na criação contemporânea.
Tem o objectivo de sensibilizar e reflectir a interligação entre corpo e novas tecnologias através do cruzamento das linguagens vídeo/cinema e dança/performance, associadas aos trabalhos de realizadores, coreógrafos, criadores transdisciplinares e performers.
A primeira edição decorreu em Lisboa em Novembro de 2009 no Teatro São Luíz e apresentou em competição mais de sessenta vídeos, que concorreram a seis prémios, de vários géneros (vídeo-dança, vídeo-arte, vídeo-experimental e documentário), oriundos de Singapura, Moçambique, E.U.A, Espanha, Brasil, Canadá, Argentina, México, Portugal, Austrália, Venezuela, Irlanda, Palestina, Grécia, Finlândia, França, Chile, Itália, Hungria, Israel, Suécia, Reino Unido, Bélgica e Egipto.
A extensão que agora se realiza no Estúdio Performas apresenta os premiados da 1ª edição do InShadow.

direcção artística e programação PEDRO SENA NUNES e ANA RITA BARATA produção executiva ÂNGELA ARROJA e RODRIGO NUNES co-produção SLTM / VO’ARTE (A Vo'Arte é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes)

[SESSÃO 1]

SLIP CADENCE
SLIP CADENCE evoca os altos e baixos que transformam uma relação entre duas pessoas, enquanto uma delas desenvolve a Doença de Alzheimer. O filme, encomendado pelo Institute for Complex Adaptive Matter (ICAM), foi especialmente concebido para um museu virtual (www.emergentuniverse.org).

realizador CORRIE BEFORT intérpretes SERGE GUBELMAN e LAURA PRUDHOMME câmara BRONWYN LEWIS som JEFF TOLBERT edição CORRIE BEFORT e BRONWYN LEWIS produção SUZI TUCKER e ICAM produtora CORRIE BEFORT |cBefort.com|

CARBON DATING ANGELS
A ideia de CARBON DATING ANGELS, sugere uma pesquisa pela origem e, por extensão, pelo sentido e verdade do que se encontra para lá dos domínios da investigação científica. Esta obra apropria-se das gramáticas do movimento controlado e preciso dos radiogramas, num intrigante e impenetrável ritual de movimentos coreografados. Tal como os pioneiros da cinematografia de raio X propuseram uma nova perspectiva visual, este filme remete para formas de conhecimento que são em simultâneo ocultadas e reveladas.

realização ROBIN KITELEY e SAMUEL STOCKS câmara adicional CHRISTIAN MCGRATH som SAMUEL STOCKS edição ROBIN KITELEY país REINO UNIDO ano 2009 duração 11’35

EU NÃO TU
Um vídeo – documentário do resultado final do projecto “No Jogo do Desejo ou Choque Frontal”, oito ateliês de expressão artística para crianças dos 3 aos 10 anos, realizados em diferentes regiões do país ao longo de um ano, e em parceria com quatro estruturas de difusão artística. Um documento de leitura subjectiva e poética de construção e representação do espaço de liberdade que a infância é, por excelência.

realização ANA BORRALHO, JOÃO GALANTE e MÓNICA SAMÕES intérpretes CRIANÇAS DAS ESCOLAS EB1 RAUL LINO – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE ARRUDA/ LISBOA, CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA/ FARO, COLÉGIO D. MARIA PIA- CASA PIA DE LISBO / LISBOA, JARDIM DE INFÂNCIA PEDRA DO ALTAR/ PROENÇA-A-NOVA, ESCOLA EB1 PORTO DO TEJO/ VILA VELHA DE RÓDÃO, CRECHE DO POVO/TORRES VEDRAS câmara JOÃO GALANTE som BERNARDO DEVLIN (música) edição JOÃO DIAS produção CASABRANCA país PORTUGAL ano 2009 duração 22’

THE GREATER THE WEIGHT
Nomeado para o Prémio Melhor Performance Artística e de Entretenimento, no Yorkton Short Film & Vídeo Festival, Canadá.
Mouvement Perpétuel é uma produtora independente sedeada em Montreal. Foi fundada em 2001 por Marlene Millar e Philip Szporer e é especializada em documentários de arte. As vidas de Millar e de Szporer sempre estiveram ligadas às Artes nas formas de performance, jornalismo ou realização de filmes. Têm alcançado novos públicos ao partilhar histórias envolventes de grandes artistas. Trabalhos da Mouvement Perpétuel foram emitidos pelos canais Bravo!, APTN, ARTV, pelo Canal 33 de Espanha e projectados em diversos festivais internacionais.

[SESSÃO 2]

EXÓTICA
Estabelecendo uma relação entre os costumes ancestrais e as interacções sociais contemporâneas, este filme desvenda a força unificadora da música e da dança, algures entre a vídeo dança e o documentário. Este filme é o resultado de uma colaboração entre Sérgio Cruz e o coreógrafo português Miguel Pereira durante uma residência artística de três meses em Maputo (Moçambique) durante Março de 2008.

realizador SÉRGIO CRUZ intérpretes BERNARDO FERNANDO, DEUCIO ERNESTO, DOMINGOS BIE, EDIVALDO ERNESTO, HORACIO MACUACUA, NINO LOPES e TIMOTEU MAPOSSE câmara SÉRGIO CRUZ som SÉRGIO CRUZ, STEVEN ROWLANDS e ZENTEX edição e produção SÉRGIO CRUZ

EL ULTIMO PEZ
Um castelo, construção solene numa paisagem misteriosa e intemporal. Aqui vivem quatro mulheres. Desconhece-se a natureza dos laços que as unem: podem ser irmãs, amigas… partilham o mesmo espaço sem se relacionarem entre si. Quatro caminhos individuais. Os seus dias acontecem sem grandes surpresas, nada nem ninguém chega do exterior, uma pesada lentidão… um segundo, três semanas, um século, 1890, mil anos, um instante… Um castelo, quatro mulheres, o tempo suspenso. Até que uma visita inesperada faz com que os seus destinos se cruzem por um instante…

realização FERNANDO DE FRANCE e VERÓNICA CENDOYA intérpretes SÓNIA BUSQUETS, SILVIA MACHADO, ANNA RUBIROLA e VERÓNICA CENDOYA câmara DAVID P. CUTANDO som MAY RODRIGUEZ edição FERNANDO DE FRANCE produção VERÓNICA CENDOYA e FERNANDO DE FRANCE

REHEARSAL
Recuando, uma mulher revela memórias longínquas que subvertem o seu mecanismo defensivo e desconstroem o seu mundo familiar.

realização BENJAMIN FREIDENBERG, IRIS EREZ intérpretes IRIS EREZ câmara ITAY MAROM som EINAV GIAT edição BENJAMIN FREIDENBERG produção BENJAMIN FREIDENBERG produtora THE SAM SPEIGEL FILM SCHOOL JERUSALEM

ANAMNESIS
ANAMNESIS evoca a volatilidade da memória de uma mulher idosa. Convoca o envelhecimento e a perda e a forma como dança e movimento são lembrados e esquecidos. Como é que os humanos poderão manter as relações tempo afora?

realização SIMON ELLIS, CORMAC LALLY, DAVID CORBET e BAGRYANA POPOV intérpretes LIZ JONES, SIMON ELLIS e BAGRYANA POPOV (voz) câmara CORMAC LALLY som DAVID CORBET edição CORMAC LALLY, SIMON ELLIS e DAVID CORBET produtora SKELLIS.NET

THIS BODY NOT YOURS
THIS BODY NOT YOURS procura a fisicalidade da violência e da intimidade humana – debruçando-se sobre a forma como lidamos com um corpo que é “nosso” e como lidamos com corpos que não o são.



29 Abril \ quinta-feira \ 22h30 \ auditório
ANTOINE *ante-estreia


As questões em ANTOINE colocam-se no domínio das estratégias de percepção do movimento, no que estas envolvem para suster a presença do corpo no espaço de apresentação. Pensado para um dispositivo espacial em redor do público, é confrontando a concepção dos lugares de cada um dos corpos numa instalação de forças mínimas e de contenção que abrimos espaços implosivos para provocar um olhar activo no espectador.

concepção coreográfica e interpretação JORGE GONÇALVES e LUDGER LAMERS vídeo ANTÓNIO CARAMELO desenho de luz FRANCISCO TELES registo fotográfico ALEXANDRE MARTINS e SÉRGIO COUTO produção ANA ROCHA / OBRA MADRASTA apoios DeVIR CAPa, PERFORMAS, TEATRO DE FERRO, PRIMEIRO ANDAR e TEATRO DO FRIO agradecimentos AUDIÊNCIA ZERO, BOLOS QUENTES DESIGN, CIRCOLANDO, STRANGE LOOPS e TANZFABRIK



30 Abril \ sexta-feira \ 22h30 \ auditório
HIP HOP DANCE DEMO
CARA [Associação Código Arte Rua de Aveiro]
SECRET FORCE CREW e ULTIMATE CREW


A equipa Secret Force Crew foi fundada no Bairro de Santiago (Aveiro) em 1998 e desde 2002 realiza trabalho social na área do Hip Hop com os jovens mais desfavorecidos de toda a região.
A Associação Código Arte Rua de Aveiro, constituída em 2008, resulta da dinâmica criada pela Secret Force e promove a cultura de rua em Aveiro. As suas equipas de Breack Dance, principalmente os Secret Force que praticam um hip hop underground, têm representado Portugal em várias competições internacionais, tendo ganho o Concurso da Associação Internacional de Hip Hop em 2007 e sido escolhidos para o Boty no corrente ano na selecção que decorreu na República Checa.
Duas crews da associação Código Arte Rua de Aveiro (CARA), os Secret Force e Ultimate Crew (uma equipa feminina que a CARA está agora a lançar) apresentarão uma demonstração de Hip Hop no âmbito do ciclo “Dança, Dança!”.


01 Maio \ sábado \ 22 horas \ auditório
ENSEMBLE
de SALOMÉ SEABRA

ENSEMBLE pretende ser um espectáculo que, para além de cruzar diferentes metodologias e técnicas de dança, da clássica à contemporânea, aproxima gerações e vontades no prazer comum de dançar. Com coreografias de Salomé Seabra este trabalho tem como objectivo aproximar as alunas das várias escolas onde lecciona. Uma parte da apresentação contará com música ao vivo, com composições compostas e interpretadas pela banda londrina OIL ON CANVAS.

17 Abril \ sábado \ das 10 às 13 horas e das 14h30 às 18h30

IMAGINE V2.0
workshop de Construção de Instrumentos Musicais Alternativos

O IMAGINE, que consiste numa série de ciclos de formações de carácter alternativo promovido pela Teatrus - Criatividade sem Limites - surge agora numa versão renovada, delineada especificamente para o Estúdio PerFormas, denominada IMAGINE V2.0. Nesta evolução do formato, as formações foram simplificadas, a carga horária reduzida, e preços mais acessíveis, tudo no intuito de melhor e corresponder às expectativas dos interessados neste tipo de formações.
O IMAGINE V2.0 avança já no dia 17 de Abril com o workshop de Construção de Instrumentos Musicais Alternativos. Nesta formação os participantes serão convidados a experimentar sonoridades de instrumentos fora do círculo convencional, como o didgeridoo, a trovoada ou a txalaparta, entre outros. Conhecerão as suas origens e como são feitos. Terão ainda a oportunidade de construir alguns no próprio workshop.
Dentro deste mesmo ciclo, 22 de Maio, decorrerá um workshop de Ideias Criativas com Papel, e, a 19 de Junho, um workshop de Introdução ao Origami. Esta é uma iniciativa desenvolvida pela Teatrus em parceria com o Performas - Estúdio de Artes Performativas, com o apoio da Grafigamelas.

+ info e download da ficha de inscrição http://www.teatrus.com

coordenação e direcção artística e pedagógica do ciclo de workshops BRUNO LOPES, JOÃO PAIVA produção TEATRUS – CRIATIVIDADE SEM LIMITES parceria ESTÚDIO PERFORMAS

15 a 24 Abril \ de quinta-feira a domingo \ vários horários


CICLO SILÊNCIO

Toda a palavra ou enunciado são precedidos por uma voz silenciosa, por um sonho acordado repleto de imagens e de pensamentos difusos sempre actuantes no nosso íntimo. As formulações que daí emergem podem depois ser esmagadas logo à nascença. As ditaduras, na essência ou nas margens dos regimes políticos, ou como doença viral em relacionamentos pessoais, tendem a calar o indivíduo. A modernidade, por outro lado, leva a mal o silêncio.
A palavra sem fim e sem réplica prolifera em detrimento da palavra renascente da comunicação quotidiana com os nossos próximos. Falamos da palavra que muda de estatuto antropológico: sai da ordem da conversa, entra no domínio dos mass media, das redes, dos telemóveis. Invasora, vã e tranquilizante. Philippe Breton falava do paradoxo de uma sociedade “altamente comunicante e fracamente coincidente”.
Mas não devemos avaliar o silêncio apenas por antifrase. No início dos anos 60, George Steiner já proclamava o “declínio do primado da palavra”, por um lado devido a factores sociais (tendência para crescente iliteracia, incluindo as elites económicas e políticas) e por outro, devido à evolução técnico-científica (que leva à valorização de outras linguagens, nomeadamente a linguagem matemática). Se alargarmos a geografia das nossas reflexões, veremos também que Ocidente e Oriente assumem estratégias distintas de significação do silêncio e da palavra. Falemos então de silêncios: os que crescem connosco, os que conservamos, os que estranhamos, os que quebramos.

organização OFICINAS SEM MESTRE parceria (co-produção) ESTÚDIO PERFORMAS apoios MERCADO NEGRO, TEATRO AVEIRENSE, CENTENÁRIO, LODO.

15 Abril \ quinta-feira \ 21h30 \ auditório
O SILÊNCIO NO CINEMA [PROJECÇÕES COMENTADAS]

16 Abril \ sexta-feira \ 21h30 \ auditório
OLHAR O SILÊNCIO [PAINEL]

17 Abril \ sábado \ 21h30 \ auditório
O SILÊNCIO NA LITERATURA [PAINEL]

17 Abril \ sábado \ 23h30 \ auditório
RECITAL DE POESIA
Com Alberto Serra e a participação especial de Rui Oliveira.

18 Abril \ domingo \ 21h30 \ auditório
O NADA
Uma produção do CETA com autoria de António Morais.

18 Abril \ domingo \ 21h45 \ auditório
SILÊNCIO E (DES)ORDEM [PAINEL]

22 Abril \ quinta-feira \ 21h30 \ auditório
O SILÊNCIO NO CINEMA [PROJECÇÕES COMENTADAS]

23 Abril \ sexta-feira \ 21h30 \ auditório
O DECLÍNIO DA ERA DA PALAVRA [PAINEL]

23 Abril \ sexta feira \ 21h15-22h30 > 24h-01h30 \ café-concerto
ANTÓNIO SANTOS aka STATICMAN
Performance de imobilismo e levitação.

24 Abril \ sábado \ 18h30 \ auditório
SILÊNCIO NA MEMÓRIA COLECTIVA [PAINEL]

24 Abril \ sábado \ 22h30 \ auditório
CELINA PEREIRA


Contemporânea de cantores cabo-verdianos como Cesária Évora e Bana, e desde sempre preocupada com as questões da preservação da memória colectiva e, consequentemente, da própria identidade do povo cabo-verdiano, Celina Pereira vem cumprindo, desde o seu
primeiro LP “Força di Crêtcheu”, a aventura de tentar recuperar a riqueza e diversidade da cultura musical do seu povo.
Com pesquisas e recolhas efectuadas em Cabo Verde e na diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo, Celina Pereira tem recuperado mazurcas, cantigas de casamento e mornas, cantigas de roda, lunduns, choros, lenga-lengas e toadas rurais e possibilitado a
salvaguarda destes temas. Nas suas palavras canta a essência da alma e da vida cabo-verdiana.
Nos festivais internacionais de música, especialmente na Europa e integrando-se na chamada world music, pelo seu repertório e qualidades vocais e interpretativas o seu nome tem aparecido ao lado de artistas como Youssou N’Dour (Senegal), Célia Cruz (Cuba), Olodum, Daniela Mercury, Chico César, Carlinhos Brown, Martinho da Vila, Gilberto Gil (Brasil), Manu di Bango (Camarões), Al Jarreau, Bobby McFerrin, Nina Simone e Manhatan Transfer (USA).
Nesta sua inédita apresentação em Aveiro, Celina Pereira apresentará “Mornas Sem Tempo” um concerto intimista que permitirá apreciar a força e a grandeza da diva cabo-verdiana.

24 Abril \ sábado \ 24h \ café-concerto
COUSCOUS PROSJEKT [DJ SET]
Depois do silêncio, uma alvorada em Abril.

10 Abril \ sábado \ 21h30 \ auditório

A VERTIGEM DO ESPAÇO
[ExQuorum]

A VERTIGEM DO ESPAÇO é o espectáculo de transição do Projecto de Investigação com actores de Ana Silveira Ferreira. Com esta motivação, e tomando agora como referência o autor português Vergílio Ferreira, pretende-se partir do seu ponto de vista existencialista sobre a condição do indivíduo para uma respectiva abordagem cénica com uma progressiva complexificação cenográfica, concebida sobretudo a partir da ideia de que o indivíduo vive irremediavelmente abandonado à sua própria solidão (não só porque a comunicação por palavras não passa de uma ilusão, mas também porque, para ele, Deus não existe), assim como também estará (nessa solitária condição), inevitavelmente, condenado à revelação essencial de si próprio. Lotação muito limitada, reserva obrigatória.

investigação e direcção artísticas ANA SILVEIRA FERREIRA apoio à investigação HUGO MIGUEL COELHO trabalho de actor MARIANA PORTUGAL DIAS co-produção EXQUORUM/ ACTO – INSTITUTO DE ARTE DRAMÁTICA apoios JUNTA DE FREGUESIA N. SRA. TOUREGA, INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS, PERFORMAS, CENTRO NACIONAL DE CULTURA/ INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE, IEFP/ FUNDO SOCIAL EUROPEU, entre outros

09 Abril \ sexta-feira \ 23 horas \ café-concerto

JESSE

JESSE é, na realidade, um pseudónimo de Bruno Tavares (aka Rocas) para apresentar o seu primeiro projecto a solo. Tem integrado ao longo dos anos diferentes projectos musicais em Aveiro e no Porto, tendo gravado vozes para o projecto “Vipassana”, de Hugo Correia (www.myspace.com/vipassanas), para além de colaborações com os Fadomorse. Compôs sozinho o projecto Kumo Trïad Society, utilizando loops, samples e cassetes. Neste momento é o vocalista dos Souq (www.myspace.com/souqnet) que se encontram a gravar o primeiro álbum.
Criou o projecto JESSE para apresentar algumas composições originais.


músico BRUNO TAVARES guitarra, voz, loops, samples