25 e 26 de Junho [Sáb. e Dom.] \ 11.00 / 13.00 - 14.00 / 17.00

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA - INICIAÇÃO
Pedro RosaEste workshop propõe uma introdução ao movimento e à dança contemporânea, estimulando os participantes a explorar diferentes formas de ver e de mover o corpo. O seu objectivo principal é promover o desenvolvimento pessoal, explorando as capacidades criativas, físicas e expressivas de cada indivíduo de uma forma estimulante e envolvente.

18 e 19 Jun [Sáb. e Dom.] \ 16.00 \ vários espaços

ARTES & PALCO
A Pantopeia, em parceria com Performas, apresenta o exercício final da AEC (actividades de enriquecimento curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico) “Artes&Palco”, em que os alunos do Nível II (3º e 4º ano) tomam as rédeas de um espectáculo multidisciplinar em forma de viagem guiada, com o tema “sonhos, pesadelos, histórias e personagens”. O objectivo desta actividade é dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos alunos, que envolve conceitos e competências adquiridas e exploradas nas aulas.
Reserva obrigatória de grupo e hora para reservas@pantopeia.org.

17 Jun [6ªfª] \ 23.00 \ Café-Concerto

wah wah sound systemAfrika... beats, bongos and wildlife!!!

15 a 25 Jun. - Exibição Permanente

the new blackEm “the new black”, primeira exposição individual do artista brasileiro Igor Vasconcelos é abordada a temática da identidade na sociedade contemporânea.
Na presente exposição Igor Vasconcelos apresenta-nos criações realizadas em fotografia, vídeo e instalação que, partindo do mundo da moda e da publicidade, questionam o poder destas na definição e construção de uma identidade urbana individual e colectiva que caracteriza a realidade contemporânea.
A expressão “the new black” usada para definir, no mundo da moda, algo que já existe e que encontra uma nova imagem, constitui uma metáfora que encerra uma crítica à busca incessante do novo, bem como, uma crítica ao consumo.

8 a 11 Jun - Exibição Permanente

PAIVASCAPES # 1Bem no coração de um dos rios mais limpos da Europa, o rio Paiva, Paivascapes # 1 – Festival Sonoro do Rio Paiva constituiu uma celebração de inovação e criatividade cultural, numa região rural conhecida pelas suas ricas e antigas tradições. Paivascapes # 1, que decorreu em Março de 2011 foi produzido pela organização cultural portuguesa Binaural / Nodar, tendo sido inteiramente dedicado à exploração sensorial de paisagens e comunidades ribeirinhas através da arte sonora e multimédia, visando aumentar a consciência sobre a sustentabilidade, ambiental e social de como é possível viver numa interacção equilibrada com o território.
Estará patente ao público no Estúdio Performas entre 8 e 11 de Junho de 2011 uma exposição retrospectiva itinerante de nove obras contemporâneas, nas áreas da arte sonora e intermédia, todas elas concebidas no âmbito de residências artísticas que ocorreram em 2010 da nascente até à foz do rio Paiva. Os autores das diversas obras utilizaram metodologias de reflexão e prática “site-specific” para ampliar a percepção das paisagens e comunidades fluviais, escapando assim a um entendimento meramente instrumental do território rural, o qual infelizmente se vai tornando regra geral. A exibição destas obras na cidade de Aveiro, onde se situa a foz do rio Vouga, visa igualmente lançar pontes com entidades e pessoas interessadas em colaborar numa reflexão estética futura (e urgente) sobre este importante rio Português, prestes a sofrer uma transformação irreversível com a construção da barragem de Ribeiradio.

3 Jun [6ªfª] \ 23.30 \ Café-Concerto

Diferentes mas normais, comuns mas originais; soam familiares mas nunca ouvimos nada assim.
Pegam na matriz do reggae/ska, para espremer-lhe rock alternativo, indie, pop, garage.