26 Novembro [Sáb.] \ 23.00 horas \ Café-Concerto

Blonde
Alter-ego do músico aveirense Jorge Loura, que acompanhado de uma guitarra acústica e uma loop station viaja através de um repertório que inclui desde clássicos de Neil Young, Frank Zappa ou The Beatles até canções escondidas de artistas ainda mais obscuros, passando ainda por alguns originais. Tudo apimentado por momentos de improvisação que se pretendem irrepetíveis.

25 Novembro [6ª Fª] \ 22.00 horas \ Café-Concerto

Francisco Lima
Workshop de BateriaPARCERIA: Castanheira - SóMúsica

24 Nov. [5ªFª] \ 22.00 \ Café-Concerto

NOITE DE FADOS
Convidada Especial: Ana Margarida Pinto
Desde Março deste ano, a última 5ª feira de cada mês no Performas tem vindo a ser animada pela fadista Micaela Vaz, que tem convidado vários cantores e instrumentistas do Fado. Desta vez dá lugar a uma convidada especial, Ana Margarida Pinto.
Quem conhece a Ana Margarida Pinto, certamente dirá que ela nasceu a sorrir. O Fado é a herança mais preciosa de sua mãe! É natural de Oliveira de Azeméis, onde estudou música dos 6 aos 18 anos.
Na Universidade de Aveiro fez parte do projecto Bach2Cage e deu os primeiros passos no mundo do Teatro Musical.
As estações vividas longe de Portugal despertaram toda a "Saudade" que só o Fado sabe como expressar.

19 Novembro [Sáb.] \ 23.00 horas \ Café-Concerto

Marcelo JohnsonSessão Acústica
Neste concerto Marcelo Johnson convida o guitarrista Cláudio da Paula para juntos interpretarem canções originais em formato acústico.

17 Novembro [5ª Fª] \ 22.00 horas \ Auditório

Desidério Lázaro TrioNova força do jazz nacional, Desidério Lázaro tem-se vindo a impor como uma das mais interessantes vozes no panorama do saxofone nacional.
O seu actual projecto, "Desidério Lázaro Trio", é a nova incursão do saxofonista algarvio Desidério Lázaro na exploração de composições próprias, fazendo-se acompanhar por Mário Franco no Contrabaixo e Luís Candeias na bateria, dois músicos muito experientes neste tipo de formato. A música, experimental e ao mesmo tempo melódica, tem por base textos, ideias e conceitos do saxofonista. O seu primeiro CD, “Rotina Impermanente”, foi apresentado no Festival jazz.pt em Setembro de 2010, tendo recebido boas críticas por parte da imprensa especializada.

ORGANIZAÇÃO: Fundação João Jacinto Magalhães / Festivais de Outono 2011

16, 23 e 30 Nov. [4ªs. Fªs.] \ 22.00 \ Café-Concerto

InShadow 2010 – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
O InShadow – Festival Internacional de vídeo, performance e tecnologias apresenta propostas inéditas da representação do corpo. Integra uma sessão de competição internacional de vídeo-dança e documentários processos de criação, apresentação de espectáculos, performances, solos, instalações e exposições. Produzido pela Vo’Arte, o Festival InShadow consiste num momento privilegiado de descoberta de tendências contemporâneas de ampla relação do corpo com a imagem e a tecnologia.
No seguimento da edição de 2009, o Performas recebe a 16, 23 e 30 de Novembro (todas as Quartas-Feiras às 22.00 no Café-Concerto) a Extensão inShadow que integra três sessões de vídeo-dança:

16 Nov. - Sessão Filmes Premiados 2010 e Destaques especiais do Júri Oficial (60’)
A sessão de filmes premiados conta com o melhor vídeo-dança internacional, nacional, melhor intérprete feminino e masculino, prémio do público, destaques especiais do júri oficial e prémio Vo'Arte. O jurado é constituído por profissionais nacionais e internacionais de reconhecido mérito – coreógrafos, realizadores e teóricos.

23 Nov. - Selecção Direcção Artística InShadow (aprox. 60’)
Conjunto de vídeos que reflectem a relação entre dança e cinema, destacando o trabalho coreográfico entre e câmara e corpo.

30 Nov. - Sessão Especial Austrália – país convidado 2010 (60’)
Todos os anos o Festival InShadow destaca as criações de um país e lança o convite a um(a) curador(a) para apresentar uma selecção retrospectiva da produção vídeo-dança representativa do seu território. Em 2010 a Austrália foi o país convidado e contou com a curadoria de Lesley Chow.


12 Novembro [Sáb.] \ 23.00 \ Café-Concerto

3º Aniversário do Estúdio Performas

Emmy Curl
No dia em que celebra o seu terceiro aniversário, o Estúdio Performas tem o prazer de apresentar Emmy Curl, natural de Trás-os-Montes.
Nascida em 1990 e sediada em Aveiro, Emmy Curl encontra-se, neste momento, a gravar o seu primeiro álbum de originais, que conta com a produção do conceituado Mário Barreiros.
Integrando a recém-editada compilação "Novos Talentos 2010” da FNAC, na 2ª faixa do 1º CD, fez já inúmeros show cases em diversas FNACS e apresentou-se com a sua banda, em estreia absoluta, no Delta Tejo, no dia 2 de Julho, e no Sudoeste TMN, no dia 6 de Agosto, ambos em 2010.
Em Outubro de 2010, teve a edição de um EP com temas originais, a convite da Optimus.
Ainda em 2010, participou na gravação do EP family tree, de Frankie Chavez, actuando recentemente em alguns concertos a convite do mesmo.
A sua singularidade, envolvência e estética de nível invulgar já conheceram figuras de topo dos média nacionais e até internacionais.
Emmy Curl volta novamente a Aveiro para mais um concerto acústico, talvez o último antes da saída do álbum, previsto para Março de 2012.
Promete trazer algumas surpresas, que passam pelas novas músicas, que integram o CD e um convidado, João Samuel da Silva, saxofonista.

9 a 12 de Nov. \ Exibição Permanente \ Vários Espaços

Manuela Barile e o Sentido do Lugar
"Manuela Barile e o sentido do lugar" é uma exposição retrospectiva de obras multimédia de Manuela Barile, com curadoria da Binaural/Nodar, que reconstrói a trajectória criativa da artista italiana desde que chegou a Portugal em 2006 e até 2011. A sua arte é uma investigação contínua sobre a realidade, sobre o estar no mundo, a experiência pessoal. Usando como ponto de partida a sua própria existência e a de pessoas comuns, o trabalho da artista é capaz de transformar a experiência individual num lugar de projecção colectiva.