9 Junho [Sáb.] \ 23.00 \ Café-Concerto

Stolen Tunes
Vindos de Braga, os Stolen Tunes são o fruto de amizades cruzadas.
Desse laço surge a junção de 3 rapazes com ideias boas e musicalmente rodados, que na íntima vontade de tocar rock desenham um projecto que soa a Indie Rock na maioria das vezes onde a bateria é metódica e forte, o baixo é trabalhado e harmonioso e a guitarra é suja e aguda despoletando um ambiente quente para aqueles que ouvem.
A música reflecte uma influência pessoal de cada membro e pretende ter uma certa dose de originalidade.

7, 14, 21 e 28 Jun. [5ªs Fªs.] \ 21.30 \ Café-Concerto

LabMusic.Com (V1.0)
Laboratório de musica onde se funde a musica electrónica com a musica mais orgânica, numa atmosfera urbana onde a fusão de músicos, produtores e musicas canta mais alto!

6 e 20 Junho [4ªs Fªs.] \ 23.00 \ Café-Concerto

Jam Session
As Jam Sessions do Estúdio Performas são o ponto de encontro de músicos e melómanos num contexto de música improvisada. Na 1ª e 3ª quarta-feira de cada mês.

5, 12, 19 e 26 Junho [3ªs Fªs.] \ 22.00 \ Auditório

Mostra de Cinema e Cidadania Lusófona
(Festival Jovem da Lusofonia)


Uma das iniciativas culturais do FJL.2012, é a I edição da Mostra de Cinema e Cidadania Lusófona, e acontecerá durante as 3as feiras do mês de Junho. O evento será apoiado pelo Festival de Cinema Avanca (www.avanca.com), e terá como convidado especial o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (www.festin-festival.com), responsável por organizar no Cinema São Jorge, em Lisboa, um evento de cinema que une as maiores figuras do cinema de Língua Portuguesa.
A Mostra propõem-se reunir uma mostragem da cinematografia e curtas-metragens criadas nos países de língua portuguesa, tendo como público-alvo a população jovem.

2 Junho [Sáb.] \ 23.00 \ Café-Concerto

Alynne Norhan
Influência do Jazz

Influência do Jazz é um projecto musical que tem como estilo a Bossa Nova e a MPB
O projecto pretende mostrar o melhor da música brasileira.
Influência do Jazz traz ao público português grandes nomes tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Noel Rosa, entre muitos outros.
O espectáculo consiste em trazer um pouco da cultura e do calor brasileiro propiciando assim uma viagem cultural inesquecível.

25 e 26 MAIO [6ªFª e SÁB] \ 22:00 \ Auditório

HENRIQUE PORTOVEDO
SOUND OF SHADOWS


“Sound of Shadows” foi criado por Henrique Portovedo em 2009. o espectáculo atinge o seu clímax no início de 2012 com o lançamento do DVD na Universidade de Edimburgo. A exploração de sons colectados em ambientes urbanos e experiências na vida quotidiana do século XXI assume-se como a raiz dessa produção. A sequência de sons é criada por sistemas de média interactiva que constantemente mudam a paleta sonora.

19 MAIO [SÁB.] \ 23.00 \ Café-Concerto

Coelho Radioactivo

O Coelho Radioactivo funciona como um alter-ego de João Sousa, nascido em Aveiro em fins do Inverno de 91. O Coelho em si, nasceu numa noite de 2007, enquanto passeava os seus dedos pela guitarra e desde então tem feito as suas canções, entre não conseguir adormecer, e não querer sair da cama, entre o folclore tradicional português, e os mantras tibetanos.
Lançou em 2009 o seu primeiro registo discográfico, o ep1, lo-fi e caseiro, em 2011, o seu ep, Para Adivinhos, e tem vindo a acrescentar ao seu repertório canções esporádicas em compilações, filmes e espectáculos..
É no ano do fim do mundo que o coelho nos decide presentear com o seu primeiro longa duração, em criação desde o ano da graça de 2008, que tem queridas participações de João Coração, B Fachada e O Cão Da Morte, entre outros. Neste concerto o coelho apresenta-se a solo, à guitarra, muitas vezes extrapolando o som limpo e orgânico deste disco para explorar áreas da música mais etéreas.

18 MAIO [6ª. Fª.] \ 23:00 \ Café-Concerto

RUI OLIVEIRA E CONVIDADOS
QUERIDA EUROPA

O cantor Rui Oliveira convida músicos de diferentes proveniências para no palco do Performas celebrarem a música de identidade europeia.
Nas suas aventuras em constantes viagens, sempre trabalhando com os músicos dos locais por onde, passa desenvolveu a vontade de partilha de diferentes sensibilidades e formas de interpretar a música do cancioneiro europeu.

12 MAIO [SÁB.] \ 23:00 \ Café-Concerto

BLONDE
Alter-ego do músico aveirense Jorge Loura, actualmente membro de Souq, Darko e Johnny Blues Band, e que conta no curriculum colaborações com nomes como Zen, Fadomorse, Black Company, Ricardo Azevedo ou Old Jerusalem. Acompanhado de uma guitarra acústica, viaja através de um repertório que inclui desde clássicos de Neil Young, Frank Zappa ou Jimi Hendrix até canções escondidas de artistas ainda mais obscuros, passando ainda por alguns originais. Hits e lados-B que servem de ponto de partida para momentos de improvisação que se pretendem irrepetíveis. Um músico, na sua sala de estar, a tocar o que gosta. O público está convidado e também pode assistir.

4 Maio [6ª Fª.] \ 23.00 \ Auditório

CLÁUDIO DA PAULA
“Melodias a Cores”É um concerto onde a guitarra clássica assume o papel principal e cria um clima melódico e sensorial, através de composições próprias e de outros autores como Zeca Afonso e Carlos Paredes. Haverá lugar para uma paleta de melodias e cores…

2 a 12 Maio [4ª. fª. a Sáb.] \ Exibição Permanente

REFLEXOS
MADINA
Os reflexos da luz sobre a água são um incrível logogrifo, um enigma de linhas, tons e ritmos em permanentemente mutação e interacção. Vagas que quebram imagens comuns de casas, árvores, barcos e pontes, vertendo-as em estranhos ornamentos e padrões.
“Reflexos” é um projecto que pretende apresentar a beleza natural da Ria de Aveiro por uma perspectiva nova, abstracta e misteriosa.