31 Outubro [sábado] 22.00 \ Auditório

VICTOR NUBLA
+ ABDUL MOIMÊME + BRUNO PARRINHA + JOÃO PEDRO VIEGAS
[Ciclo Granular no PerFormas]

Figura de culto da música criativa de Barcelona (foi um dos fundadores de um grupo pioneiro do noise internacional, Macromassa), Victor Nubla vem desde a década de 1970 desenvolvendo um híbrido musical com elementos de improvisação livre, minimalismo, rock pós-industrial, krautrock e punk. Com actividade igualmente no domínio do “sampling” em tempo real e da electrónica, os seus instrumentos principais são, no entanto, os clarinetes, que utiliza electrificados ou munidos de microfones de contacto, muitas vezes com ligação a processadores de efeitos. Com ele estão três portugueses que têm dado uma atenção especial a algumas das variantes da família dos clarinetes, Abdul Moimême (soprano), Bruno Parrinha (alto) e João Pedro Viegas (baixo). Funcionam como um “coro” de madeiras, mas cada um deles e todos interage(m) também com o músico convidado de forma activa, desafiante e armadilhadora.

22, 23 e 24 de outubro \ quinta-feira a sábado \ 22.00 \ auditório

CHE COSA
de ELSA ALELUIA

CHE COSA é um território cinematográfico que se desenvolve como um organismo de produção constante de imagens, intérpretes e público num cinema expandido, procura a formação da cena, do agir, do movimento, do cinema, tudo é sempre real, escapa-se muitas vezes a força por que se é conduzido (já não está na moda dizer possuído?).
Um trio ensaia o real e o real e o real, performativo, teatral, dançado, corpos saturados de representações, o terror insinua-se. Um filme de terror ou um conto de fábulas, CHE COSA é uma performance cinematográfica dum corpo aqui agora, barroco, réptil e nato. Sonda-se nas fronteiras do erotismo, da violência e do território que ocupa ou se esquece que ocupa, produz-se em cenas paralelas no mesmo filme, o estado de provocação do acontecimento sem legendas.
Real, remake, retake.
Algo de muito certo se passa em cena, algo de muito errado se passa em cena, logo porque esse certo e errado são perversamente relativos e desde sempre. O que desejas sentir? Cegueira ou profana luz.
Elsa Aleluia (Setembro 2009)

concepção Elsa Aleluia produção Estúdio PerFormas / Acto
ESTREIA ABSOLUTA

23 outubro [sexta-feira] / 23.00 / café-concerto

VITOR HUGO
A tocar pela primeira vez no Performas, Vitor Hugo promete alguns covers e muitos originais compostos no último ano.

17 outubro [sábado] 22.00 / Lounge

NOITES TRADFOLK
Ainda não experimentaste um pezinho de dança?

16 Out [6ª feira] 22.30 \ Café-concerto

Tandem - Diálogo improvisado entre música e palavra dita.
Uma actividade do Festival "A Língua Toda" organizado pelas Oficinas Sem Mestre e Alma Azul.

10 outubro \ sábado \ 22.00 [apresentação informal do processo de criação]

SELECTED SPOTS / BALTAZAR
IVO SERRA
SELECTED SPOTS é um trabalho que compila questões, acontecimentos, experiências, fragmentos que se traduzem em pequenas instalações, performances, objectos com leituras independentes a desenvolver, com o intuito de vir a poder construir um objecto maior, onde estes fragmentos possam estar em consonância uns com os outros. BALTAZAR é um ponto zero num determinado percurso, um ponto que poderá revelar-se um sítio ao qual acabo sempre por retornar, um dos selected spots.
concepção, dramaturgia e interpretação: Ivo Serra, produção: Re.al, parceria: Estúdio PerFormas.

09 outubro [sexta-feira] 23.00 / café-concerto

Mr. BONES
Mr. Bones é um músico que concentra em si a fúria do rock'n'roll, tocando em simultâneo bateria, guitarra e voz!

07 / 14 / 21 e 28 outubro [quartas-feiras] 22h30 \ café-concerto \ entrada livre

JAM SESSION
A folia das notas soltas com novos andamentos todas as quartas-feiras!

03 outubro [sábado] / 22h00 / auditório

WOW
de Emídio Buchinho e Ricardo Guerreiro
WOW é um espectáculo sobre o magnetismo. Todos os materiais são magnéticos e dispõem de propriedades de atracção e repulsa, com incidência, também, no campo auditivo. A partir de uma rede de múltiplos elementos (microfones, altifalantes, pickups, cordas, corpos vibrantes, gravadores de fita magnética, algoritmos, espaço, etc.), sempre em relação de interdependência, este é um projecto que está entre a música e a sound art, a performance e a instalação, a improvisação e a composição. São os espectadores que fazem a mediação entre estes estados flutuantes.

[Ciclo Granular no PerFormas]
curadoria de Carlos “Zíngaro” e Rui Eduardo Paes
produção Granular
parceria Granular / Estúdio PerFormas


+ info
http://www.granular.pt
http://granularnews.blogspot.com

2 e 3 Outubro, sexta e sábado, das 10H00 às 13.00 e das 15h00 às 18h00,

Workshop de técnicas de field recording e sua utilização interactiva em tempo real.

por Emídio Buchinho e Ricardo Guerreiro.

Destinatários: Músicos experimentalistas e artistas sonoros.
Exposição e demonstração de técnicas e práticas de recolha e tratamento de gravações de campo, além da sua utilização em situação de concerto e em interactividade com os restantes materiais sonoros.
Local: Riff, Escola de Música.
Inscrições até 29 de Setembro na Recepção do Performas (21.00 / 01.00) ou nas escolas Riff, Oficina da Música e Musica.com.

Descarregue a Ficha de Inscrição aqui.

*** do ciclo “Granular no Performas”

CICLO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Estabelecida que está a função do Estúdio PerFormas na comunidade artística local e nas suas dinâmicas de relação com o que melhor se faz a nível nacional, e considerado ainda o peso que a música detém na totalidade da programação, a comemoração do Dia Mundial da Música afigurou-se como um bom pretexto para promover um ciclo de programação especial, juntando artistas do circuito internacional com outros que são habitués da casa, conseguindo-se assim um espaço embrionário para explorar e celebrar a diversidade das formas musicais. Que a festa se faça tocando, ouvindo, assobiando, dançando...

Este esforço só foi possível com a co-organização das Estruturas Artísticas Associadas Música.com, Oficina da Música, Quad Productions, Riff – Escola de Música, a parceria (e cumplicidade) da Granular, através da integração de algumas actividades do ciclo “Granular no PerFormas” e com o gentil apoio da SóMúsica.

BLUES & JAZZ COOL + JAM SESSION
01 OUTUBRO [quinta-feira] 22 HORAS

É tempo então de unir as Estruturas Artísticas Associadas, que colaboram com o Performas ao nível da música, num concerto único em que estarão em palco alunos e professores, cumprindo-se assim um dos objectivos da Jam Session que semanalmente acontece desde Fevereiro: a experimentação da prática musical em ambiente lúdico. E assim continuará, Jam Session noite dentro.

JONATHAN AUERBACH
02 OUTUBRO [sexta-feira] 23 HORASJonathan Auerbach é um músico norte-americano residente em Nashville, Tennessee, que vem apresentar o seu novo álbum de originais, “Siren Call”.

WOW
Emídio Buchinho e Ricardo Guerreiro
[Ciclo Granular no PerFormas]
03 OUTUBRO [sábado] 22 HORAS
+ info acima

JORGE CRUZ
03 OUTUBRO [sábado] 23 HORAS
Jorge Cruz, escritor de canções, editou os álbuns Sede (2004) e Poeira (2007) e acaba de gravar o primeiro disco com o grupo trad-rock Diabo Na Cruz. Ao vivo, passeia nas emoções que saltam facilmente do humor até à melancolia. No final ficam as canções. 15 anos delas. Com novidades e imprevistos.

LAZY LIZARD
04 OUTUBRO [domingo] 23 HORAS
Os Lazy Lizard são uma banda de rock aveirense formada em 2007 que ganhou alguma notoriedade ao ser seleccionada para o Festival Termómetro em 2008.