Hamartia
O PerFormas abre excepcionalmente as portas no Sábado, 22 de Dezembro, pelas 22 horas para apresentar Hamartia, um exercício performativo do Projecto Transparências, ainda em fase de desenvolvimento.
O exercício resulta de um processo de formação iniciado em Outubro deste ano e é a primeira iniciativa pública do Projecto Transparências, uma nova entidade artística sedeada em Aveiro e que conta com a direcção artística de Helena Botto.
O Estúdio PerFormas, que continua em obras com o objectivo de iniciar uma actividade regular de programação a partir de Março de 2008 no edifício do Teatro Avenida, está desde já a desenvolver os conteúdos para essa data e acolheu desde o início esta iniciativa do Projecto Transparências.
Hamartia é um conceito extraído da tragédia grega e consiste na falha, no erro trágico cometido pelo herói e que o leva à sua queda final… é o deslize último que reverte todo o percurso heróico da personagem conduzindo-a à infelicidade perene e à auto-destruição.
Foi este o tema condutor de um processo criativo, onde os participantes exploraram comportamentos performativos baseados na memória individual e orientados para a exploração de quatro personagens que não se relacionam de uma forma directa: Antígona, Narciso, Ícaro e Prometeu.
Enquanto exercício transdisciplinar, Hamartia pretende iniciar uma exploração e uma reflexão sobre os espaços-tempo da acção. Com esse fim recorre às linguagens do vídeo e confronta registos de acção passada, gravados previamente em diversos espaços do edifício, com sequências de acções executadas pelos participantes, provocando uma convivência simultânea entre o tempo presente e o tempo passado.
Veja também: http://projectotransparencias.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário