27 e 28 Agosto \ quinta e sexta-feira \ 22 horas \ Café-Concerto

DANÇA SEM SOMBRA
Mostra Internacional de Vídeo Dança

Chega a Aveiro a extensão da Mostra DANÇA SEM SOMBRA, edição de 2008, que decorreu em Novembro passado no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, com organização da Associação Vo’Arte e programação de Pedro Sena Nunes.

A Mostra ambiciona transformar-se no maior panorama internacional da produção em vídeo e cinema no que diz respeito à sua ligação à dança e às artes performativas.

+ info http://www.dancasemsombra.blogspot.com/


[SESSÃO 1]

M DE MAFRA, Virpi Pahkinen, Suécia, 12’
Uma misteriosa bailarina desliza sobre o chão de mármore da biblioteca de Mafra. Às vezes lutando contra inimigos invisíveis, outras descansando no silêncio das páginas, ela é uma guardiã mágica de volumes ancestrais.

FERTILIZE, Senne Dehandschutter, Bélgica, 8’
A história de uma rapariga bonita num ambiente futurista e imaginário, cercada por milhares de guerreiros, todos fazendo parte de uma coreografia magnífica de dança e de esforço. No final, só um guerreiro encontra o destino.

CARTOGRAPHIE 7 – LE BASSIN, Cie. Philippe Saire, Suíça, 9’
Desdobrando-se num jardim, um depósito de lixo no meio da cidade, três bailarinos vão descobrir a beleza arquitectural do jardim, o lado orgânico da natureza, uma passagem, um teste físico, uma simulação da morte e finalmente do renascimento.


[SESSÃO 2]

APROP, Aitor Echeverria, Espanha, 6’
Sono interrompido por um toque familiar. A ternura de um dedo a atravessar as tuas costas. O suspiro da voz convidando-te para entrares no jogo. Um gesto vulgar transforma-se, numa curta distância, numa dança extraordinária.

BEATRICE AL MERCATO, Marzio Mirabella, Aline Nari e Davide Frangioni, Itália, 14’
O cenário do mercado de fruta e legumes de Génova é o ponto de partida para memórias e atmosferas evocativas, tal como a essência da linguagem coreográfica. Um lugar especial. Um alegre e gentil imaginário de dança pouco usual.

OF THE HEART, Douglas Rosemberg e Allen Kaeja, EUA e Canadá, 6’
Um terno e emocionante dueto dançado para a câmara, que lentamente se desdobra num cenário de Outono tardio.

MONTEVIDEOAKI, Hiroaki Umeda e Octavio Iturbe, Japão, 5’
Colaboração com Octavio Iturbe e Miguel Grompone no Montevideo. Octavio é o realizador da companhia do Wim Vandekeybus. Este vídeo é baseado no solo performance While Going to a Condition.

Entrada livre nas duas sessões

Sem comentários: