02\09\16\23 e 30 JUNHO [quartas-feiras] 18.00 ÀS 21.00 HORAS

PLAY IN THE PHOTOLAB
WORKSHOP DE TÉCNICAS DE LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO
JOANA CASTELO

Trabalhos a desenvolver: construção de uma caixa escura; criação de fotogramas no laboratório; construção de pinholes; registo fotográfico, revelação e impressão de fotografias com pinhole.
“A fotografia não exige necessariamente a presença de uma máquina. A base fundamental da situação consiste essencialmente numa conspiração entre a luz e uma emulsão sensível a esta, para o que apenas se torna absolutamente necessário um meio de controlar a acção da luz um porteiro da escuridão”.
É graças aos fenómenos físicos e químicos que existe o que conhecemos como Fotografia. O processo fotográfico não se restringe aos limites de uma imagem criada por um processo mecânico de captação de momentos. A base fundamental da fixação e, por consequência, visualização de uma imagem deve-se a um controle da luz e a uma superfície sensível a acção dessa luz.
O domínio dos processos químicos e físicos permitem-nos criar imagens fotográficas num laboratório com condições controladas e os equipamentos e recursos básicos necessários.
Neste workshop vamos perceber e aprender como produzir, relvar e imprimir uma imagem fotográfica sem recorrer a uma câmara fotográfica.

Ficha de Inscrição: http://www.performas.org/pdf/inscricao_photolab.doc.doc

Sem comentários: