14, 21, 28 JUL e 4 AGO [5ªs Fªs] \ 22.00 \ Café-Concerto

DOC TIME

Ciclo de Cinema Documental

Filmes que espreitam, entreabrem portas, esgueiram-se para interiores impossíveis.
Olhos nos olhos activos nas acções, nas sensibilidades que nos contam histórias, documentam espaços únicos de realidades onde vale a pena entrar, perceber, intervir.
Filmes que são documentos e comentários dum tempo fragmentado em saberes inusitados, em surpresas passo-a-passo, num mundo inesperadamente e sempre grande.
DOCTIME, documentários de todo o mundo exibidos no festival AVANCA, porque vale a pena confrontarmo-nos olhos nos olhos.

Sessão 1 – 14 Jul

L'ARTIGIANO GLACIALE
THE ICE SCULPTOR
Itália – 40’
Realizador – Alberto Meroni
O glaciar está a morrer. Dentro de um milhar
de anos de agonia, gota a gota, um mundo deverá desaparecer para que um novo mundo possa emergir. Ely Riva, que documentou a relação entre humanos e a natureza durante anos, explora este novo mundo que o glaciar, enquanto artista, criou.

Sessão 2 – 21 Jul

MIN W TABLOU 2
MINE & TABLOU 2
Iraque – 17’
Realizador – Hossein Jehani
Mine e Tablou é a história do artista Sarwet Sawz que vive no Curdistão Iraquiano. O seu trabalho é apreciado, mas de forma a sobreviver, precisa de desmantelar bombas durante o dia e pintar durante a noite. É um pai solteiro que adora os seus filhos e tem de os sustentar, mesmo que para isso tenha de arriscar a sua vida. Arte e trabalho num dos mais bizarros cantos do mundo.

MIEKO
Grécia – 12’
Realizador – Giannis Misouridis
Fragmento da vida de uma triste mulher japonesa em Atenas.

Sessão 3 - 28 Jul

THE GARDENER AND
HIS 21 FLOWERS
Dinamarca – 25’
Realizador – Emil Langballe, Maria Samoto le Dous
William Kameta Zulu é um jardineiro numa aldeia pequena da Zâmbia. As suas irmãs morreram e deixaram-lhe 21 crianças ao seu cuidado. Como não há praticamente órfãos na Zâmbia, as crianças dependem inteiramente de William, que tenta criá-los da melhor forma apesar da luta diária para alimentar 21 bocas.


A RIA, A ÁGUA, O HOMEM
Portugal – 6’
Realizador / Director – Manuel Matos Barbosa
Produtor / Producer – António C. ValenteO preto e branco desenham os três elementos, animando coisas comuns num sentido poético da imagem.
Mas de uma vez, não se deixa nunca de mostrar o trabalho.

Sessão 4 – 4 Ago

COVA DA MOURA – PORTUGAL OU CABO VERDE?
Portugal – 37’
Realizador – Paulo CabralA “Cova da Moura” é “Portugal ou Cabo Verde”.

Sem comentários: