6, 7, 13 e 14 Julho [6ªs Fªs e Sáb.] \ 22.00 \ Café-Concerto

Doc.Time
Ciclo de Cinema Documental

Filmes que espreitam, entreabrem portas, esgueiram-se para interiores impossíveis.
Olhos nos olhos activos nas acções, nas sensibilidades que nos contam histórias, documentam espaços únicos de realidades onde vale a pena entrar, perceber, intervir.
Filmes que são documentos e comentários dum tempo fragmentado em saberes inusitados, em surpresas passo-a-passo, num mundo inesperadamente e sempre grande.
DOCTIME, documentários de todo o mundo exibidos no festival AVANCA, porque vale a pena confrontarmo-nos olhos nos olhos.

Sessão 1 – 6 Julho

AIRE LIBRE
Cuba – 11’ – Documentário
Realizador – Sandra Cordero
Produtor – Diddier Santos 

Sinopse
O festival de música de Rotilla é realizado todos os anos na praia de Jibacoa. Durante a décima primeira edição em 2009, alguns participantes falam sobre as liberdades que têm durante esses três dias e de outras que se sentem fora do ambiente fechado.


WOMEN DON’T PLAY TRUMPET
Portugal, Sérvia – 15’ – Documentário
Realizador – Ângelo Gonzalez 
Argumento – Ângelo Gonzalez    
Fotografia – Ângelo Gonzalez 
Produtor – Ângelo Gonzalez, Ana Veljkovic

Sinopse
Durante o verão, no sul da Sérvia consegues respirar a música trubaci, consegues sentir o cheiro da alegria dos casamentos e da dança com as crianças, enquanto bebem cerveja! Mas consegues tocar trompete se fores uma mulher romena? Sara Asanivic (uma estudante que não queria casar com 14 anos) e Nwnad Mladenovic (líder de orquestra que acredita em velhas tradições) são algumas perspectivas desta sociedade em particular.


Sessão 2 – 7 Julho

BABELSBERG FROM EAST TO WEST
França, Alemanha – 56’ – Documentário
Realizador – Bernard Louargant
Argumento – Bernard Louargant 
Fotografia – Thomas Lütz
Produtor – Bernard Louargant
Produção – Generation Video

Sinopse
20 anos após a queda do muro de Berlim, os estúdios Babelsberg foram transformados numa cidade Media que acolhe as maiores companhias de produção e recupera a sua glória.


Sessão 3 – 13 Julho 

CAPITAL
EUA, Cazaquistão – 72’ – Documentário
Realizador – Joe Bender, Maxim Pozdorovkin

Sinopse
Quando o Kazaquistão mudou a sua capital para Astana, uma cidade provinciana na estepe tornou-se uma metrópole futurista. Á medida que a nova capital se prepara para celebrar o seu décimo aniversário a crise financeira espalha-se, deixando locais de construção vazios e o futuro da primeira geração de Astana pendente.

Sessão 4 – 14 Julho
IBERIANA
Portugal – 12’ – Documentário
Realizador – Filipe Araújo
Argumento – João Lopes Marques
Fotografia – Filipe Araújo
Produtor – Filipe Araújo, João Lopes Marques 
Produção – Blablabla Media

Sinopse
Integralmente filmado na Geórgia, "Iberiana" nasce de uma adaptação livre do romance homónimo de João Lopes Marques e pode ser visto como uma ficção na fronteira do documentário e performance. Porque já os antigos gregos acreditavam que a ocidental Península Ibérica teve a sua génese no Cáucaso, um pintor basco embarca numa viagem em busca das suas raízes pelo coração da outra Ibéria: a oriental.


IN TRANSIT
Reino Unido– 19’ – Documentário
Realizador – Heidi Morstang
Argumento – Heidi Morstang 
Fotografia – Jaime Feliu-Torres
Produtor – Heidi Morstang

Sinopse
Após uma breve introdução, Heide Morstang irá mostrar “In Transit”, um filme sobre a procura de restos mortais de soldados Noruegueses que morreram em Karelia durante a 2ª Guerra Mundial.


Sem comentários: