Todas as Quartas-Feiras \ 23.00

JAM SESSION
Em pouco mais de um ano as jam sessions do Performas, com direcção artística de Jorge Loura, tornaram-se uma referência para os apreciadores de música e um ponto de encontro semanal para os músicos da região de Aveiro.
Uma Jam é uma sessão de improvisação livre, em que um grupo relativamente aleatório de músicos se põe de acordo sumariamente sobre os aspectos técnicos (um tema, um standard, uma tonalidade, um ritmo, um riff…) do que vão tocar e rapidamente passam ao diálogo musical improvisado, tecendo e compondo livremente novas melodias ou variações sobre temas existentes, deixando espaço para as intervenções a solo e articulando as tendências e os gostos de discursos musicais por vezes muito variados.
O carácter intimista propiciado pelas instalações do café-concerto do Performas, aliado à experiência e eclectismo de Jorge Loura (sempre acompanhado por Ronaldo Firmino e Ricardo Melo), proporcionaram a resposta a uma efectiva necessidade sentida pelos músicos: um espaço de reunião semanal em que se debatem ideias, se confrontam estilos, se trocam experiências, se revêem amigos. Para benefício, também, dos que vêm apenas pelo prazer de escutar.

1 comentário:

Rafael Figueiredo disse...

*Rafael Figueiredo


Estas jam's tornaram-se bastante criativas e originais . Levaram o público mais jovem a apreciar bastante e, também, querer fazer parte destas . É uma grande criação por parte do performas e penso que falo por todos os meus colegas e apreciadores de música .

Parabéns